Dólar alto e passagem marcada, o que fazer?

dolar

Screen shot 2013-06-28 at 4.29.49 PM

Vicente Frare, autor do Manual de Viagem, esteve no Programa Mais Você e deu dicas de como amenizar o valor dos gastos na viagem, agora que o dólar deu essa subida inesperada, bem antes das férias.

ASSISTA À MATÉRIA QUE FOI AO AR NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 08 DE JULHO AQUI

Screen shot 2013-07-08 at 10.25.44 AM

A primeira coisa a fazer é não usar o cartão de crédito. Leve-o com você, mas deixe separado para usar apenas em emergências. O ideal é que fique no cofre do hotel, junto com o passaporte, para não cair na tentação. Isso porque o câmbio está volátil. Pode ser que na volta da viagem o dólar esteja ainda mais alto. Fora isso, a cotação do cartão sempre é maior do que a oficial, além de ter que pagar o IOF de 6,3% sobre todos os gastos no exterior.

Leve dinheiro vivo, que pode ser comprado em casas de câmbio. Pesquise cotações, pois a diferença entre bancos e casas de câmbio pode chegar a 0,10 centavos por cada dólar. Outra opção é levar um cartão pré-pago VISA, o chamado Visa Travel Money. Você usa-o como se fosse um cartão e pode até tirar dinheiro em caixas automáticos. Só lembre-se que há cobrança de taxa a cada retirada.

COMPRAS

Levar uma mala de bom tamanho, com o compromisso de  não comprar outra na viagem para encher de bugigangas é uma sugestão. A outra é deixar as compras para o final da viagem. Vá pesquisando o que quer comprar, tire fotos com o celular, compare preços. Daí nos últimos dias você compra somente o que gostou muito.

REFEIÇÕES

Comprar garrafas de água mineral, latinhas de refrigerante e guloseimas no supermercado para comer ao longo do dia pode ajudar a economizar. Veja se as porções nos restaurantes não servem duas pessoas. Evite restaurante em zonas muito turísticas, que têm preços mais altos. E não deixe para buscar um lugar para comer quando já estiver com fome. Até você encontrar, a fome aumenta e na hora de pedir, a gente acaba exagerando.

TRANSPORTE

Use e abuse do transporte público. Ande de bicicleta. Caminhe bastante. Evite muitas idas e vindas para lados opostos da cidade. Caso tenha alugado um carro a gasolina, troque por um a diesel. Busque caminhos que não tenham cobrança de pedágio. Evite multas de trânsito.

HOTEL

Trocar de  hotel pode até ser uma boa ideia, mas assim, tão perto da data da viagem pode não haver mais opções boas de preço. Se encontrar algo mais interessante, confirme a nova reserva antes de cancelar a antiga. E certifique-se de que não há multa de cancelamento.

De todos os modos, viaje com tranquilidade. Aproveite a viagem, relaxe, curta e pense duas vezes cada vez que for gastar seus preciosos e valiosos dólares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s