Fim de semana em Copenhagen, Dinamarca

Screen shot 2013-01-25 at 3.54.31 PM

Passei o último fim de semana na Dinamarca e foi uma delícia. Na verdade não saí de minha casa, mas passei cerca de 20 horas assistindo às duas primeiras temporadas da série dinamarquesa Borgen, que descobri lendo um artigo na revista The New Yorker, que assino.

Eu adoro a Escandinávia e já fui para todos os países da região. Cheguei até a morar por alguns meses em Estocolmo e aprendi um pouco de sueco. Quando era adolescente, eu tinha uma penfriend na Finlândia. Continuamos amigos e quando passo por Helsinki, sempre nos encontramos.

Mas voltando à série…

Trata-se de um dos grandes sucessos da TV estatal dinamarquesa DR e que tem tido êxito na Inglaterra, na França e passa por aqui também. Ganhou alguns prêmios BAFTA no ano passado e Golden Globes esse ano e há projetos de produzir a história nos EUA (os americanos parecem não saber ler legendas nem onde fica a Dinamarca).

Borgen é como os dinamarqueses se referem ao Parlamento, que fica no centro de Copenhagen. E a história é sobre a eleição da primeira primeira-ministra mulher e de como ela faz política. Na França o título da série é Borgen, uma mulher no poder, pois também trata-se dessa coisa da mulher moderna, que tem que conciliar a vida em família com carreiras cada vez mais promissoras. Mas não vou falar muito mais para que você vá atrás dos episódios.

O bom é que as duas primeiras temporadas estão disponíveis no YouTube, com legendas em inglês. Basta colocar na busca do YouTube “Borgen S01E01” (season 01 episode 01). Ou acesse o canal do MrMeekrab que posta todas as séries escandinavas por lá, inclusive a famosíssima The Killing, que será meu próximo vício.

Agora que terminei meu fim de semana intensivo na Dinamarca, estou com uma sensação de vazio, já que a terceira temporada começou no dia 1 de janeiro por lá e ainda não está disponível fora da Dinamarca. Se alguém souber como fazer para assistir, me avisa, pois já estou com saudades dos personagens e adoraria voltar para Copenhagen em um fim de semana qualquer.

Screen shot 2013-01-25 at 3.55.04 PM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s