um livro, um país

Screen shot 2010-02-21 at 7.45.44 PM

Uma encomenda inusitada mexeu com os fotógrafos da agência de imagens Magnum. O governo da Geórgia pediu para que fossem escolhidos dez fotojornalistas de grande peso internacional e que eles ficassem livres para viajar pelo país atrás de imagens interessantes.

Foi a primeira encomenda deste tipo recebida pela tradicional agência e despertou inúmeros debates no meio jornalístico sobre o papel do repórter e das imagens nos dias de hoje.

Quem financiou o projeto foi o Ministério da Cultura da Geórgia, por isso a polêmica. Será que com um cliente como esse não tornaria o projeto menos imparcial?

Todos asseguram que não houve nenhum tipo de censura às suas imagens e que puderam transitar livremente pela pequena nação espremida entre a Rússia e a Turquia. O que o governo local queria era uma ferramenta de marketing para melhorar a sua imagem mundo afora.

O livro é belíssimo, diagramado no formato de um caderno de viagens e com fotos em preto e branco e coloridas. Ele é dado de presente para dignitários que visitam o país, mas também está a venda na internet.

www.georgianspring.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s