Expert em assuntos da Índia

Eu estava reparando na pilha de livros que está se formando em meu quarto e me dei conta que a grande maioria deles são de escritores indianos ou sobre a Índia. Desde o “Tigre Branco”, “Sua resposta vale um bilhão”, “Seis suspeitos”, “Suíte Elefanta”e agora “Shantaram”. Aos poucos, estou aprendendo muito sobre como os indianos vêem o mundo e a si próprios.

Este último, o “Shantaram”, foi escrito por um australiano que fugiu da cadeia e foi morar em Mumbai. A história do cara é fascinante e o livro cheio de informações preciosas sobre o sub-mundo da cidade. O mais interessante é que ele foi preso algumas vezes, deportado para a Austrália e hoje ele viaja mundo afora contando sobre as suas aventuras. E o livro vai se transformar em filme. O cara tem um site e vale a pena dar uma olhada nele. www.shantaram.com

picture-3

Fora isso, vejo muitos filmes de Bollywood. Tenho uma grande coleção em casa e sempre recebo filmes novos dos meus amigos que moram em Dubai e em Nova Delhi. É bacana notar a evolução dos temas de cada produção.

Um amigo aqui de Curitiba que coleciona revistas Vogue sempre me encomenda a Vogue India quando eu viajo e aproveito para ler antes de entregar para ele.

Nossa coolhunter de Barcelona foi visitar a ARCO Madrid 2009. Neste ano o país convidado foi a Índia. Por isso estamos a par dos grandes nomes da arte contemporânea de lá.

Já estive na Índia umas 5 vezes para visitar as cidades e ir à casamentos, além de ter ficado duas vezes em Calcutá quando voava para a Emirates. Ah, e vôos bate-volta, em que eu pousava e ficava uma hora no aeroporto esperando para voltar para Dubai foram centenas, para quase todas as cidades importantes (que eu vi da janela do avião).

Então se alguém quiser informações, uma palestra ou o que seja sobre a Índia, fale com a Pulp!

Anúncios

4 comentários em “Expert em assuntos da Índia

  1. Olá Pulp!

    Estou fazendo a minha monografia sobre Bollywood (principalmente a linguagem cinematográfica). Estava pesquisando livros aqui na internet e acabei caindo no seu blog.
    Se você puder me dar alguma sugestão sobre livros, filmes, revistas etc.. ficarei realmente muito grata!!!
    Ainda estou com pouquíssimo material de estudo.

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!

    Beijos

  2. Olá, caríssimos,

    quais referencias literárias ou sites de pesquisa vcs indicariam para que eu possa encontrar maiores detalhes sobre a sistemática de distribuição de filmes indianos dentro e fora da India e sobre o boom bollywood??

    abraço!

    • Vinycius,

      sobre Bollywood, uma dica é começar pesquisando os sites dos distribuidores dos filmes como o Eros Entertainment. A Amazon tem alguns livros sobre o assunto, mas nenhum trata especificamente da distribuição. Pode ser que os sites dos jornais The Guardian, Hindu Times e da revista Economist tenham boas informações. Caso algum artigo da Economist te interesse e você precisar de senha para acessá-lo, me avise que eu sou assinante.

      Qqr coisa, avisa.
      abs
      V

  3. Sou uma apaixonada pela India e estive lá duas vezes (nessas férias vou de novo). Na última vez que fui, fiz um Couchsurfing e fiquei hospedada na casa de uma família. Com isso, tive umas dicas de 2 filmes muito legais e significativos daquele momento (já faz um tempinho, 3 anos…). Um é o Rang de Basanti, filme sobre a juventude indiana e os dramas jovens do momento de transição que a geração vive, com os choques entre o mundo moderno e o das tradições. O outro é engraçado, é o filme que lançou aquela música que foi tema da novela da globo. Kajerare (não sei se é assim que se escreve e não estou achando aqui o DVD pra pesquisar). é um filme marco, pois nele o maior ídolo contemporâneo (galã mais velho) contracena e briga com o seu filho na vida real, também ator, pela mesma mulher – no caso, a estrelíssima Ashwarya Rai. Saudade… em janeiro estarei por lá, depois de 3 anos de abstinência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s