Nino Castellotti – Nokia

nino-castellotti

O paulistano Nino Castellotti, 32 anos, vive em Milão e trabalha para a Nokia, onde ocupa o cargo de Head Global de Marketing para o grupo TIM. Formado em Engenharia Mecatrônica pela POLI-SP, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing na FGV, passou ainda pelos cursos de Estratégia na London Business School e na INSEAD (na França e em Singapura). Começou a carreira na Souza Cruz e participou do start-up da TIM Brasil antes de entrar para a multinacional finlandesa, que o levou de São Paulo para o México e, agora, para a Itália. Nesta entrevista ele fala ao pulpsalsa sobre o a essência do conceito Connecting People.

Como serão os aparelhos celulares daqui a cinco anos?

Parte da promessa da Nokia é “to connect people in new and better ways”. Isso dá uma boa ideia de como acreditamos que vá a ser o celular no futuro. Mais do que discutir features, como mega pixels da câmera, nosso objetivo é transformar o celular em uma ferramenta que nos permite estar em contato com as pessoas que são importantes para nós, seja na vida pessoal ou profissional. O celular Nokia do futuro vai ser a expressão máxima da sua internet através de uma combinação de serviços que já existem com muitos outros que ainda vão ser criados.

A Nokia está caminhando para a venda de serviços com o portal OVI. Qual é o objetivo dessa estratégia?

Hoje o que se pode ver no portal é uma série de serviços como mapas e navegação, música, jogos, sincronizar nossos contatos e agenda com o portal para tê-los como back-up, entre outros. Se olharmos a mensagem dada pelo nosso CEO, Olli-Pekka Kallasvuo, no último Nokia World, fica claro que estamos falando basicamente de juntar três componentes: pessoas, lugares e tempo para criar uma maneira completamente nova de relacionamento. Dou alguns exemplos: imagine que você possa apontar seu celular para um restaurante e, imediatamente, receber informações sobre preços, possa fazer uma reserva e convidar para jantar seus amigos que estão por perto. Ou receber um link de um amigo para uma música, podendo comprar a música ou entradas para o show no mesmo instante.

A parceira com gravadoras de música veio para ficar?

A Nokia tem uma parceria muito forte com as maiores gravadoras e muitos outros selos independentes. Isso pode ser visto tanto através da nossa loja de música a la carte (music.nokia.com), quanto através do lançamento de ofertas inovadoras, como a “Nokia comes with Music”, em que o consumidor, comprando certos aparelhos, tem direito a fazer legalmente o download grátis de um número ilimitado de músicas pelo período de um ano, ficando com elas para sempre. Esses serviços já estão disponíveis na Europa, com lançamento em breve no Brasil.

Chicken or beef?

Always beef. Medium cooked, please.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s