não me dê um presente porcaria

oxfarm

A Oxfam é uma das instituições de caridade mais famosas e antigas da Inglaterra. Além de lojas de usados, onde todos os produtos doados pelo público são vendidos e o lucro revertido para os países que precisam de ajuda, a instituição também tem lojas que vendem produtos ‘fair trade’. Ou seja, com a garantia de que seus produtores foram adequadamente remunerados por seu trabalho.

As campanhas da Oxfam são famosas por serem muito bem sucedidas e também por receberem o apoio de muitas celebridades. Chris Martin, do Coldplay, é um dos mais fervorosos ativistas do fair trade.

Neste Natal, a Oxfam está com uma campanha diferente. Com Helena Bonham Carter, Helen Mirren e Zoe Ball (esposa do Fatboy Slim), entre outras, a campanha com o slogan ‘chega de presentes porcaria’ (stop rubbish presents) mostra celebridades falando sobre os piores presentes que recebem de Natal. Ela serve para lançar uma causa muito nobre: ao invés de comprar um presente qualquer, dê um presente que vai ser revertido em ajuda para pessoas nos países pobres.

ox1

ox2

ox3

Com o nome oficial de Oxfam Unwrapped, a instituição oferece diversas opções de presentes de Natal criativas, divididas em categorias:

– Presentes que Crescem (plantas para reflorestamento, sementes, fertilizantes e até mesmo treinamento para trabalhar com a terra): a intenção é dar chance para as pessoas começarem a cultivar e trabalhar a sua terra.

– Trabalhos Maravilhosos: seu presente pode ajudar o trabalho de uma pessoa a melhorar e inclui contribuição para novos negócios, treinamento para quem precisa, e principalmente, ajudas as pessoas a ajudarem a si próprias.

– Mundo Aquático: ajuda a levar água limpa e saneamento aos lugares mais pobres do mundo.

oxfamlogo

– Mude o Mundo: ajuda as pessoas a se libertarem da pobreza. Você recebe como parte do presente a revista ‘Inside Oxfam’ com as histórias de sucesso que você ajudou a escrever pelo mundo.

– Poder das Pessoas: ajuda a levar educação e cultura aos quatro cantos do mundo e incentiva as pessoas a estudarem, aprenderem e terem mais confiança no futuro.

– Heróis da Saúde: esses presentes são para amenizar o efeito que a pobreza tem na saúde e nos cuidados recebidos pelos necessitados. Ajuda na compra de equipamentos e remédios para comunidades carentes.

– Amigos de Quatro Patas: Animais fazem muita diferença na vida de quem passa necessidade. As opções de presente incluem cabras e serviços veterinários.

– Escola em Cena: as contribuições vão para as escolas de todo o mundo, ajudando a melhorar a qualidade do ensino e até mesmo a construir salas de aula.

Os presentes são simbólicos para quem recebe. Por exemplo: você pode dar a construção de uma sala de aulas no Bangladesh para um amigo por 200 libras. São idéias criativas onde todo mundo sai ganhando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s