Xavier Güell – tendencias.tv

chicken01

Xavier Güell, espanhol de 26 anos, é diretor do tendencias.tv, um canal de moda na web que conecta marcas e designers ao público jovem através de pequenos capítulos que não duram mais que cinco minutos. Todos sempre terminam com um globalizado “buenos dias, buenas tardes, buenas noches”. A vontade de fazer algo diferente foi o impulso para esse catalão, que nas horas de folga gosta de pedalar pelos vinhedos de Penedès, dar o pontapé inicial ao canal que, junto com seu blog pessoal e o site Ahora Moda, forma um pequeno conglomerado de comunicação de tendências urbanas e comportamento. Os programas do canal estão divididos em quatro seções: fashion, living, culture e funfood, atualizados semanalmente em podcasts. Guell conversou com a Pulp em seu lab de tendências, em Barcelona.

Como encontrar as tendências mostradas no tendencias.tv?

Isso é mérito da genial trendsetter Francesca, nossa editora, que está atualizada com tudo e tem olho clínico para prever tendências. Por isso marcamos uma linha diferente de muitos outros meios e acabamos sendo copiados, como já aconteceu mais de uma vez.

picture-16

De que maneira suas três webs trabalham juntas? Ou como você trabalha cada uma?

As três webs (tv, news e coolhunter) têm nexos comuns. A tv é nossa principal forma de comunicação, já que não é muito comum comunicar através dela as coisas que mostramos e por isso nos diferenciamos tanto. Sem o blog de news, no entanto, muitas notícias não sairiam à luz e não teríamos esse feedback e contato diário com nossos seguidores. Já o blog de coolhunter nos serve como inspiração pois a moda está na rua. Mas acho que ainda temos que melhorar a conjunção das três como um bloco único.

O que é o melhor e o pior do seu trabalho?

O melhor sem dúvida são as pessoas. O tendencias.tv nos permitiu conhecer muita gente interessante e isso para mim é muito valioso. Evidentemente poder ir a festas e desfiles também é legal, principalmente quando se vê de fora, pois é muito visual. O fato de serem eventos exclusivos dá uma aura cool a tudo isso. O pior é a luta constante para levar um projeto adiante. Dedicamos mais de 16 horas por dia ao tendencias.tv. São muitas horas explicando as vantagens do projeto a pessoas que não entendem nada, mas que infelizmente têm certo poder neste mundo. É um universo ainda focado em revistas. Como vamos contra a corrente, essa luta desgasta.

picture-51

E o melhor e o pior que você viu por aí ultimamente?

O melhor: a campanha de comunicação do Obama. Creio que vai marcar uma tendência clara já que é uma nova maneira de se aproximar das pessoas e construir coisas juntas. Sem dúvida o “WE” vai tomar força nos próximos anos.
O pior:  a campanha de comunicação do McCain?

Em um post que causou polêmica, você diz em seu blog que é impossível aprender a ser um coolhunter, mas que é possível aprender algumas técnicas. Quais são elas?

Afirmei e continuo pensando igual. Acho que é preciso ter algo mais que um simples master em coolhunting. O que pode ser ensinado é uma metodologia de análise e sobretudo de sintonizar a informação. Não adianta ser um bom coolhunter sem saber analisar ou comunicar (vender) essa informação às empresas.

picture-6

Qual é the next big thing?

Uma maior customização dos produtos por parte do consumidor. O prosumer terá acesso às grandes marcas, que permitirão que eles “brinquem” com seus produtos com o intuito de fidelizar e criar uma comunidade a sua volta.

Sobre o futuro:  BRICs ou a Tríade (EUA, Europa e Japão)?

Tendemos a segmentar localmente quando hoje podemos nos permitir o luxo de não fazê-lo, e, se fazemos, é por categorias de tendências que podemos encontrar em qualquer lugar. Se tivesse que escolher, acho que os BRICs estão aportando coisas muito interessantes no terreno das tendências globais. Mas no setor da moda nunca tiraria os olhos do Japão.

Chicken or beef?

Ecologic chicken ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s