Rafael Sampaio?

Peço mil desculpas pelo indecoro mas não entendi a fala do Rafael Sampaio no Forum de Marketing 2008. Na verdade, acho que nem todo mundo prestou atenção. Ele apenas leu a enormidade de letras, regras e bullet points que tinha preparadao. Nada contra ele, mas me pareceu que sua fala era totalmente microsoft em uma era google. Nada a ver com o que ele escreve no blog dele ou na revista About, que por sinal vale a pena ler.

Tudo bem que a ABA protege os interesses dos anunciantes. Mas acho que ela precisa de uma metamorfose para sobreviver o Google, o iPhone, o Twitter, o Facebook, o Orkut etc. Isto sim seria proteger os interesses dos anunciantes. Qual a eficiência dos 30 segundos na hora da novela?

Talvez a melhor palavra para ser usada seja AINDA. Os anúncios convencionais AINDA são feitos. Alguns são eficazes. Muitos são desperdício de “marketing dollars”, como diria o vovô Kotler. AINDA há um mix de distribuição de verbas entre as mídias tradicionais e as digitais. Mas agora vamos aos hard facts:

2008: Na Suécia os gastos em publicidade convencional são bem menores do que os da internet.

2009: o mesmo acontecerá no Reino Unido.

Será que AINDA dá para ficar fazendo APENAS anúncios para o horário nobre? Lembrem-se do caso da italiana Olivetti, que quase morreu. A empresa acreditava que produzia as melhores máquinas de escrever do mundo. Acreditou tanto e aprimorou tanto que, no dia que a última máquina de escrever foi sepultada eles quase foram juntos para a cova.

Outra história é a da Kodak, que levou todos aqueles laboratórios de revelar negativos em 1 hora que tinham na Europa e nos EUA para a China acreditando que lá o mercado, que seria mais “atrasado”, daria para eles enormes lucros. Nem preciso dizer que as tais máquinas devem ter virado lixo industrial em Chongqing.

Deixo as perguntas no ar…

e Rafael, desculpa a crítica. Você é muito mais do que a sua palestra!!!

picture-26

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s