Um dia decisivo

picture-21

Hoje é dia de Eleições presidenciais aqui nos EUA. Vou pegar meu vôo ao meio-dia no aeroporto e chego em São Paulo quase à meia-noite. Durante o tempo em que estarei no ar, o povaréu aqui vai estar votando para Obama ou McCain.

Foi muito interessante estar aqui nestes últimos dias de campanha para notar as diferenças entre o jeito de fazer campanha no Brasil e aqui. Para começar, dá para votar antecipadamente e/ou online. Apesar da grande maioria das pessoas votarem apenas no dia oficial, um terço dos eleitores registrados já votaram. Amanhã muita gente espera filas e problemas. Porque será que eles não fazem eleições no final de semana? E será que nos telefonemas que o Lula deu para Bush ele não contou sobre as urnas eletrônicas. De repente o Brasil fecha a Rodada de Doha se os EUA se comprometerem a comprá-las da gente!

Os candidatos não pararam de fazer comícios até hoje. Foram para a TV. Apareceram em programas de auditório. Deram risadas (tensas, mas eram risadas). Tem comerciais dos Democratas metendo o pau no McCain. A imagem mais usada é a de milhões de americanos que estão perdendo suas casas e sofrendo sem cobertura médica.

Já os Republicanos apelam pelo lado “cabaço” de Obama. Um comercial pergunta se você deixaria um médico recém-formado te operar e entra a frase: Obama; untested. “Você quer esperar ele aprender enquanto o mundo vai por água abaixo?” Bem, Bush, em oito anos, não aprendeu nada.

O mais bacana de tudo é a participação das pessoas. Todo mundo veste roupas, buttons, chapéus, adesivos de um ou de outro candidato. Mas, pelo menos aqui em Miami, Obama é onipresente. Dizem que McCain vai ganhar por aqui, já que a maioria dos habitantes da Flórida são americanos velhos e brancos ou cubanos que querem manter o embargo (coisa defendida a dentes pelos Republicanos).

De todos os modos, a grande diferença é que a campanha aqui é mais um show. Obama terá gasto U$ 10 por cada voto e toda a campanha foi financiada com doações privadas. Ele levantou U$ 700 milhões nestes 20 meses. Vamos ver quem vai ser o superstar da competição. Por hora, as pesquisas dão a maioria para Obama. Mas como todos sabem, o jeito de um presidente ser eleito aqui é bem complicado. É quase uma confabulação bizantina. Por isso, fingers crossed. Espero acordar na quarta-feira e ter a cada do meu favorito, Obama, estampada em todos os jornais e websites do planeta.

picture-31

Houve um encontro de cachorros e seus donos hoje na Lincoln Road. Todos os cães estavam vestidos com estas roupinhas do TEAM OBAMA, e os donos com camisetas da cara do Barack estampadas em estilo pop art.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s